terça-feira, 28 de setembro de 2010

Centro de Referência ao Idoso



Quando se observa um serviço público de saúde, nota-se que o número percentual de atendimentos às pessoas idosas é superior ao percentual que esta parcela da população representa no todo. Existe uma clara tendência mundial de ocupação dos serviços de saúde pública pelos idosos. A criação de serviços especializados, onde o atendimento do idoso é realizado de forma diferenciada, torna-se fundamental. O atendimento deve agir preventivamente.


O Centro de referência ao idoso é um espaço atendimento especializado, que organiza para se aturar:
• diretamente sobre os usuários do sistema, que chegam a ele diretamente ou encaminhados pelas unidades de saúde que pertencem ao sistema local;
• como base para pesquisas referentes aos modelos de atendimento deste público específico;
• como centro irradiador de técnicas e formador e sensibilizador de profissionais, de familiares e da população em geral.


O CRAI, devido a sua atuação, tem por objetivos:
• proporcionar à população idosa assistência especializada, a partir de uma equipe multiprofissional;
• prestar atendimento na área de medicina física e reabilitação;
• despertar os profissionais de saúde para a importância da geriatria preventiva;
• capacitar as equipes das Unidades de Saúde do Município e do SUS para prestarem um atendimento adequado ao idoso; 
• realizar convênios com faculdades de medicina e escolas superiores de saúde, para a troca de experiências e trabalhos conjuntos nas áreas de ensino e pesquisa em geriatria e gerontologia;
• realizar pesquisas na área de Geriatria e Gerontologia com a participação de outras entidades que estejam ligadas à problemática do idoso;
• promover o levantamento epidemiológico da saúde dos cidadãos
idosos, com o apoio e coordenação dos órgãos sanitários oficiais;
• integrar-se com clubes de serviços e entidades de âmbito comunitário, como forma de estimular os idosos à mobilidade e à convivência social;
• apoiar e realizar campanhas educativas de estímulo ao respeito a esta população, visando estimular a participação social do idoso;
• prestar assistência domiciliar ao idoso inválido ou com alto grau de dependência, oferecendo apoio e orientação aos familiares, com o objetivo de reduzir internações hospitalares e institucionalizadas;
• treinar e orientar os funcionários de asilos, proporcionando um melhor desempenho no atendimento aos problemas do idoso.



Os Centros de Referência do Idoso (CRI), são espaços de uso exclusivos de maiores de 60 anos, que oferecem atendimento médico ambulatorial aliados à espaços de convivência. Visando promover a integração daqueles que chegam à maioridade, os CRIs disponibilizam, além de atendimento médico, atividades culturais e educacionais que têm como objetivo reinserir o idoso e fortalecer sua rede de seu convívio social.




CRAI - Montes Claros/MG


O Centro de Referência em Assistência à Saúde do Idoso Eny Faria de Oliveira, vinculado ao Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), da Unimontes, cuja inauguração oficial se deu em 10 de abril de 2008, destina-se ao atendimento de pacientes das regiões do Norte de Minas e do Vale do Jequitinhonha. Tem prioridade os idosos considerados frágeis, no entanto, com indispensável agendamento prévio que é realizado eletronicamente por meio da Central de Regulação de Leitos (sob a supervisão direta da Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros, sem qualquer ingerência do hospital ou da própria universidade). O serviço é totalmente gratuito - bancado exclusivamente pelo SUS -, com capacidade para 92 atendimentos/dia, contando com equipamentos modernos e equipe multidisciplinar. 






IDENTIFICAÇÃO DO SERVIÇO


Endereço: Rua 1º centenário, Nº101 Bairro: Cândida Câmara. Montes Claros/mg
Telefone: (38) 3224-8032
Responsável: Eleneuza Luiz Cezar
Entrevistado: Enfª Maria Leticia Moreira (COREN: 100907)

A proposta do presente estudo é conhecer o funcionamento do serviço e as características mais relevantes para a comunidade. 


Qual a estrutura disponível à população idosa no Centro? Atenção de nível secundário para consultas, exames, reabilitação, exames e encaminhamentos para a atenção primaria ou possível internação. 

Qual a missão e os objetivos do serviço? Atender de forma humanizada dentro das diretrizes do SUS a população idosa. 

Quais as especialidades compõem a equipe multiprofissional do Centro de Referência? Medicina geriátrica: responsável pela avaliação da saúde da pessoa idosa (corpo, mente, espiritualidade e o convívio com a família e sociedade); fisioterapia: tem a finalidade de melhorar a função motora ou respiratória dos indivíduos para a realização das atividades cotidianas ou manter o que ainda lhe resta de função e prevenir complicações e deformidades;  fonoaudiologia: avalia e reabilita as dificuldades da comunicação, voz, audição e os distúrbios da alimentação, além de orientar os cuidadores para promover qualidade de vida aos pacientes idosos; psicólogo: avaliar o estado emocional e comportamental (seus desejos, tristezas, preocupações, medos), mental e funcional do idoso, bem como do cuidador e família, contribuindo para que o idoso mantenha sua economia e recupere sua qualidade de vida; enfermagem: o serviço de enfermagem objetiva cuidar para que o idoso consiga aumentar os hábitos saudáveis, cuidar de si mesmo, diminuir e compensar as limitações decorrentes da idade, prevenindo as complicações das doenças inevitáveis;nutrição: conhecer e avaliar a história alimentar do idoso, propor alterações e adaptações no plano alimentar visando a melhora nutricional e clínica, de forma a contribuir para a promoção da saúde; terapia ocupacional e assistente social: o assitente social acolherá o idoso e seu cuidador realizando entrevista, orientação e encaminhamento, visando a garantia dos seus direitos.   

Qual o tempo de espera por uma consulta ou outro serviço oferecido? Após ser triado o tempo médio são de 30 minutos. 

Como é realizada a triagem do idoso e qual o profissional responsável? É feito uma pré-consulta por um técnico em enfermagem que colher os dados vitais do idoso, em seguida é efetuado a consulta de enfermagem. Posteriormente realizado a consulta médica. 

Existe educação para o acolhimento humanização no serviço? Sim, mensalmente com temas variados ou conforme necessidade do pessoal. 

Qual o papel da enfermagem no serviço? Efetua consulta de enfermagem, supervisão da equipe de enfermagem e realização de procedimentos de sua competência. Realiza também serviços de administração e organizacionais.


Coordenadoria do Idoso

O que é?
A coordenadoria é um segmento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social que visa proteger e defender os direitos da pessoa idosa.

Objetivos
- Esclarecer e assegurar os direitos sociais da pessoa idosa, mediando conflitos e contribuindo para a prevenção e a erradicação de maus tratos e violência conforme determinação do Estatuto do Idoso.

- Propiciar à pessoa idosa condições para promover sua autonomia e inclusão social.

Público-alvo
Caracteriza-se pelo atendimento à população igual ou superior a 60 anos.

Competências da Coordenadoria do Idoso
- Despertar os idosos para a vivência da cidadania, fazendo valer os direitos e deveres.
- Dar orientações e apoio sócio-familiar fortalecendo os vínculos das famílias constituídas pelos idosos em situação de violação de direitos, evitando o seu rompimento.
- Propor, elaborar, articular, acompanhar e desenvolver políticas para a população idosa.
- Orientar, informar, divulgar as leis, decretos e portarias com os direitos dos idosos.


IDENTIFICAÇÃO DO SERVIÇO
Endereço: Rua Carlos Pereira, Nº 269 Bairro: Centro. Montes Claros/MG
Telefone: (38) 3222-7885
Responsável: Cibely Freire Oliveira




INFORMAÇÕES GERAIS

Passe Livre Interestadual
A pessoa com idade igual ou superior a 60 anos.


Carteirinha de Lotação
A pessoa idosa com idade igual ou superior a 65 anos.




Isenção de IPTU
Para a pessoa idosa tenha direito a isenção de IPTU é necessário que possua 60 anos ou mais, renda familiar de até 2 (dois) salários mínimos, possuir um único imóvel de valor venal até R$ 25.000,00, sendo este usado para sua moradia.


BPC - Benefício de Prestação Continuada
Aos idosos, a partir de 65 anos, que não possuam meios para prover sua subsistência, nem de tê-la provida por sua família, assegurado o benefício mensal de 1 (um) salário mínimo, nos termos da Lei Orgânica da Assistência Social - LOAS.


VIOLÊNCIA  e ABANDONO
Nenhum idoso será objeto de qualquer tipo de negligência, discriminação, violência, crueldade ou opressão, e todo atentado aos seus direitos, por ação ou omissão, será punido na forma da lei.




A QUEM DENUNCIAR
A pessoa idosa ou qualquer pessoa deve denunciar abusos aos órgãos competentes, dentre os quais o Ministério Público, a Coordenadoria do Idoso, o Conselho Municipal do Idoso, as Delegacias de Polícia. 

Conselho Municipal do Idoso - MONTES CLAROS/MG

Toda vez que eu olhava ao Raul passando a vassoura na calçada me chamava a atenção a perfeita arrumação da sua casa. Não sabia se eu estava me tornando maluco ou a casa dele era pintada todos os dias. A grama estava sempre perfeita. Nunca teria imaginado que esse homem de 86 anos, além de passar a vassoura na calçada, soubesse grego, fosse um leitor fervoroso e freqüentasse asilo de idosos, porque para ele a felicidade é ajudar ao próximo.
Muitas vezes, nosso relacionamento com os idosos é apenas ceder o banco preferencial no ônibus. Nesse caso vemos uma ação social tradicional, ou podemos falar de um relacionamento social, no que se refere a interagir, que permita criar um vinculo com a outra pessoa.
Os idosos, como todos, possuem necessidades de expressão e desejam realizar uma função social útil, que muitas vezes como sociedade não oferecemos para eles: para o modelo econômico vigente, o idoso já não é uma força produtiva. Segundo o sociólogo José Maria Serbia, a função que os idosos podem desenvolver é a de consumidor. Levando em conta as aposentadorias em vigência na Argentina e na maioria dos paises da América Latina, não é necessário adicionar nenhum comentário.

Nesse contexto, com o objetivo de assegurar os direitos das pessoas maiores  e sessenta anos de idade e criar condições para sua autonomia, integração e participação efetiva na sociedade, surge a necessidade de se criar um orgão  que represente os idosos junto a administração pública: O CONSELHO MUNICIPAL DO IDOSO.



IDENTIFICAÇÃO DO SERVIÇO
Endereço: xxxxxxxxxxxxx, Nºxxxxxx Bairro: xxxxxxxxxxxxxxx. Montes Claros/MG
Telefone: (xx) xxxx-xxxx
Responsável: xxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Constituído de forma paritária pelos representantes do poder público municipal e da sociedade civil é constituído por oito representantes de entidades não governamentais representantes da sociedade civil atuantes no campo da promoção e defesa dos direitos ou ao atendimento do idoso.

É um órgão colegiado de caráter consultivo, deliberativo, controlador e fiscalizador da política de defesa dos direitos do idoso, vinculado à secretaria responsável pelo planejamento municipal.




segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Contei meus anos e descobri que terei menos tempo para viver daqui
para a frente do que já vivi até agora.
Tenho muito mais passado do que futuro.
Sinto-me como aquele menino que recebeu uma bacia de cerejas..
As primeiras, ele chupou displicente, mas percebendo que faltam
poucas, rói o caroço.
Já não tenho tempo para lidar com mediocridades.
Não quero estar em reuniões onde desfilam egos inflamados.
Inquieto-me com invejosos tentando destruir quem eles admiram,
cobiçando seus lugares, talentos e sorte.
Já não tenho tempo para conversas intermináveis, para discutir
assuntos inúteis sobre vidas alheias que nem fazem parte da minha.
Já não tenho tempo para administrar melindres de pessoas, que apesar
da idade cronológica, são imaturos.
Detesto fazer acareação de desafectos que brigaram pelo majestoso cargo
de secretário geral do coral.
‘As pessoas não debatem conteúdos, apenas os rótulos’.
Meu tempo tornou-se escasso para debater rótulos, quero a essência,
minha alma tem pressa…
Sem muitas cerejas na bacia, quero viver ao lado de gente humana,
muito humana; que sabe rir de seus tropeços, não se encanta com
triunfos, não se considera eleita antes da hora, não foge de sua
mortalidade,
Caminhar perto de coisas e pessoas de verdade,
O essencial faz a vida valer a pena.
E para mim, basta o essencial!

domingo, 26 de setembro de 2010

Pastoral da Pessoa Idosa



O sonho da criação da Pastoral do Idoso se concretizou em 1993 quando, no Aeroporto de Londrina, duas pessoas muito preocupadas com a questão da Terceira Idade se encontraram – Dra. Zilda Arns, que acabava de comemorar o aniversário de 10 anos da Pastoral da Criança, e o geriatra e então Presidente da SBGG – Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia – do Paraná, Dr. João Batista Lima Filho.

Dessa aparentemente casual união de duas mentes sintonizadas na mesma questão, surgiu a idéia de criar a Pastoral do Idoso, uma teia de fraternidade direcionada para esta faixa etária, com a finalidade de acompanhar não só as crianças e seus familiares, mas também os membros mais velhos das comunidades carentes. Principalmente porque ambos têm a consciência de um predomínio cada vez maior da faixa de terceira idade na população brasileira.

Entre 1994 e 1995 produziu-se o Manual de Orientação De Bem com a Vida, escrito pelo Dr. João Batista Lima Filho e por Sophia Sarmiento, material que inspirou todo o mecanismo de educação dos líderes comunitários. Esta obra prescreve o tratamento e os cuidados científicos que se deve ter com os idosos, elaborado com singeleza justamente por ter como público-alvo os integrantes da comunidade.

Somente nos anos de 1987 e de 1988 é que a Pastoral assumiu seu verdadeiro formato, reproduzindo nesta organização o mesmo método utilizado pela Pastoral da Criança. Ou seja, também nesta entidade há a intenção de formar lideranças que transmitam tanto o conhecimento necessário, quanto o sentimento de solidariedade, aos membros da Terceira Idade e as suas famílias, no seio das quais se encontram os mais aptos a acompanhar o desenvolvimento destes idosos.

Inicialmente o projeto, ainda em caráter experimental, foi empreendido no Paraná. A cada dirigente comunitário foi atribuída a supervisão de 10 idosos, o que foi realizado por meio de visitas às suas residências e pesquisas com índices próprios da organização. Em 1999 a Pastoral deu início ao seu período de crescimento, disseminando-se por outros recantos do Brasil. Neste ano foi celebrado também o Ano Internacional do Idoso.

Mas, apesar de todos os esforços, de uma Campanha da Fraternidade direcionada para a Terceira Idade, em 2000, e da vigência do Estatuto do Idoso a partir de 2004, este projeto ainda navega em águas incertas. Com a morte de Dona Zilda Arns, no Haiti, em 2010, a Pastoral corre sérios riscos, pois ela era a única liderança sólida desta entidade.

O problema principal são as assinaturas de convênios, que esbarram na carência de políticas públicas para os idosos. Zilda havia acabado de fechar, em novembro de 2009, um convênio com o Ministério da Saúde, no valor de R$ 600 mil, o que permitirá à Pastoral sobreviver por mais um ano. Se for realizada uma analogia com a Pastoral da Criança, financiada pelo mesmo órgão oficial desde o ano 2000, e que dele recebeu nada menos que R$ 34 milhões, não será difícil verificar que a quantia destinada aos idosos é praticamente insignificante.

A esperança da Pastoral do Idoso reside no frágil orçamento da União para os idosos em 2010, o qual totaliza R$ 4,6 milhões. Sem a presença da carismática Dra. Arns, não se sabe se esta organização conseguirá angariar novos convênios. Atualmente a entidade acompanha 158 mil idosos em 770 cidades. O objetivo de seus integrantes é ampliar o atendimento para mais 15% de idosos. O futuro é uma incógnita para a Pastoral, a qual em muitos momentos depende do esforço e da boa vontade dos voluntários.



 Principais  atividades

A Pastoral da Pessoa Idosa tem por objetivo assegurar a dignidade e a valorização integral das pessoas idosas, através da promoção humana e espiritual, respeitando seus direitos, num processo educativo de formação continuada destas, de suas famílias e de suas comunidades, sem distinção de raça, cor, profissão, nacionalidade, sexo, credo religioso ou político, para que as famílias e as comunidades possam conviver respeitosamente com as pessoas idosas, protagonistas de sua auto-realização, por meio das seguintes atividades:

I – Promover o desenvolvimento físico, mental, social, espiritual, cognitivo e cultural dos idosos;

II – Promover o respeito à dignidade e à cidadania das pessoas idosas, colaborando para a divulgação e implementação do Estatuto do Idoso - Lei nº.10.741, de 1º de outubro de 2003;

III – Promover o convívio das pessoas idosas com as demais gerações, estimulando uma velhice ativa e buscando uma longevidade digna;

IV – Estimular e respeitar a espiritualidade das pessoas idosas;

V – Valorizar a história de vida, as experiências, o ser biográfico, a sabedoria adquirida ao longo da vida de cada pessoa idosa, respeitando-a como guardiã da memória coletiva;

VI – Capacitar agentes de pastoral para o acompanhamento das pessoas idosas nas visitas domiciliares e nas outras atividades complementares afins;

VII – Organizar redes de solidariedade humana nas comunidades e nos diferentes níveis para promover o bem-estar dos idosos;

VIII – Incentivar a criação e participação nos conselhos de direitos do idoso em todos os níveis;

IX – Realizar parcerias, somando esforços com outras pastorais, comunidade científica, associações de geriatria e gerontologia, organizações de defesa dos direitos dos idosos, de assistência social e outras entidades afins;

X – Manter um sistema de informação sobre a situação das pessoas acompanhadas;

XI – Democratizar notícias e informações sobre os idosos nos meios de comunicação social;

XII – Promover esclarecimentos sobre os preconceitos contra as pessoas idosas, a fim de que sejam superados;

XIII – Somar esforços com iniciativas de educação continuada para cuidadores de idosos;

XIV – Valorizar a vida até sua fase final, apoiando os programas de cuidados paliativos, que assegurem o caráter espiritual da existência humana.





 
         A Pastoral da Pessoa Idosa atua em comunidades de todo o Brasil, acompanhando pessoas idosas com 60 anos ou mais, preferencialmente as vulerabilizadas pela pobreza e abandono.

         Para identificar uma comunidade com Pastoral da Pessoa Idosa é preciso reconhecer as ações básicas que asseguram a dignidade e a valorização integral do idoso. É necessário ter os instrumentos básicos para a multiplicação do saber e da solidariedade, que são apresentadas a seguir:

            A Visita Domiciliar é um momento muito importante do trabalho do líder comunitário da Pastoral da Pessoa Idosa, que tem como objetivos: 
- conhecer as pessoas idosas que residem naquela casa;  
- conhecer a história de vida das pessoas idosas e daqueles que convivem com elas; 
- conhecer o que a família valoriza e faz para cuidar das pessoas idosas;
- identificar situações de risco para a saúde das pessoas idosas;  
- perceber os problemas que as pessoas idosas estão enfrentando;   
- procurar, junto com a família, formas de resolver esses problemas; 
- dialogar e partilhar informações; 
- a missão do líder comunitário é ser ponte entre a família e a comunidade.


IDENTIFICAÇÃO DO SERVIÇO
Endereço: Rua Januária, Nº 387 Bairro: Centro. Montes Claros/MG
Telefone: (38) 3221-9707
Responsável: Sr. Jucelino